sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Falsa Moralidade

No último dia 22, numa faculdade de São Bernardo do Campo, uma jovem estudante de Turismo foi hostilizada por estar usando um vestido vermelho curtíssimo (microsaia, como chamam). Aos gritos de “Puta! Puta!”, a jovem teve de ser escoltada pela polícia para fora da faculdade, sob o risco de ser agredida pelos estudantes. Por estar usando um vestido curto.

Vídeo

Hipocrisia, falsa moralidade. Quando eu falo de tais temas, me refiro a fatos como este. Que absurdo é esse?! Hostilizar uma estudante por estar se vestindo de modo inadequado segundo os padrões sociais (sim, pois a faculdade não tem regras específicas quanto a isto) me deixa tão chocado quanto a centena de outros brasileiros de opinião similar a minha. É a este ponto que chegamos? Tanta coisa pelo que brigar, tanta coisa pelo que se mobilizar, e é por ISSO que os estudantes se unem? Se tais estudantes tivessem a mesma disposição pra lutar contra a corrupção de Brasília ou pra pressionar a saída de Sarney do Senado, o Brasil não seria esse poço de lama em que vivemos. E por mais que se evite a lama, você acaba se sujando, uma hora ou outra.

Estou assustado, de fato. Assustado pelo que vejo no meu país, e com medo do futuro. Hoje, especificamente, não sei se canto o Hino Nacional com o amor que deveria.

2 comentários:

  1. Depois de ler o texto e depois de assistir ao vídeo, eu fiquei chocado e triste.
    A questão é: Como universitários conseguem ser tão desumanos e cruéis? Onde está o caráter?
    Eu confesso que acho o vestido vermelho curto vulgar, e confesso que também acho que ninguém devia usar um vestido desse numa universidade, mas isso não muda o fato de que os alunos da instituição fizeram algo errado.
    Se eles estavam mesmo tão incomodados, por que não foram à diretoria reclamar de modo civilizado e discreto?
    Nessas horas eu percebo que só os humanos conseguem ser desumanos.
    A garota humilhada foi muito vulgar ao ir à universidade com um vestido tão curto, na minha opinião, mas aqueles que a xingaram de puta e a hostilizaram foram muito mais vulgares que ela, além de cruéis.
    E é mesmo uma pena que os estudantes de hoje não usem a energia e a inteligiência que têm para se unirem e para se mobilizarem contra os problemas da nossa sociedade, como a corrupção política e o descaso com a EDUCAÇÃO.

    ResponderExcluir